24 de novembro de 2012

[Resenha] O Ceifeiro - Al Gomes


Olá pessoal, hoje eu trago a resenha de mais um livro de booktour, dessa vez o livro é O Ceifeiro, do autor nacional Al Gomes. O BT foi organizado pela Giulia do blog Prazer, me chamo livro!, eu adorei que ela tenha me chamado para participar do BT e o livro é muito bom.

Sinopse: Acordar nos braços de um anjo seria a última coisa que Duda Vasques teria pensado quando tentou se suicidar. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu. O anjo Ariel, que se apresenta como sendo o seu suposto Ceifeiro – após recuperar sua memória –, a leva através de uma jornada por lugares do além-vida como a Geena e o Hades. Porém, quando a alma de Duda desaparece misteriosamente antes que cheguem a Cidade dos Suicidas, Ariel terá que correr contra o tempo para encontrá-la, antes que Seth, seu general celeste, descubra que ele perdeu a conexão com aquela cuja alma ele deveria ceifar. Enquanto isso, refém de entidades sombrias que se alimentam da energia produzida por seus sonhos, a alma de Duda ameaça cruzar a frágil linha que separa os sonhos da realidade. Conseguirá ela escapar e voltar para o seu corpo físico? Ou sua consciência se perderá para sempre no Mundo dos Sonhos? Um lugar onde realidade e fantasia se misturam e nada é o que parece ser.

Resenha: Comecei a ler o livro achando que era um livro de terror, acho que por conta do nome, mas logo de início percebi que não. O livro conta a história de Duda Vasques, uma modelo famosa que fica obcecada com o seu corpo e desenvolve uma anorexia nervosa, após o seu namorado (que também era o dono da empresa onde ela trabalhava) terminar com ela, ela se entrega à depressão e resolve tirar a própria vida.
O livro começa com Duda confusa após o suicídio, sendo carregada pelo anjo Ariel, que era o seu Ceifeiro. Em meio a toda a sua confusão, o anjo lhe apresenta lugares onde as almas das pessoas que morreram habitavam, como a Geena (que era um lugar semelhante ao inferno e quem fosse para lá não poderia renascer) e a Cidade dos Suicidas, que era o local destinado para Duda.
Ariel também apresenta a ela um local onde as almas que irão renascer ficam em descanso, até que estejam prontas, é neste lugar que ele perde a sua conexão com Duda e a busca pela alma dela se inicia. Ariel faz parte de uma tropa de Ceifeiros, e tem de se reportar sempre ao General Seth, mas como o que ela estava fazendo era fora das regras, ele tem de correr contra o tempo para recuperar a alma de Duda.
Uma das partes que me deu medo (apesar do livro tender a ser um romance), é a parte em que a alma de Duda é sequestrada, o autor descreveu os Elenois tão bem que foi possível imaginar como eles seriam e definitivamente é uma visão que não me agrada nada.
Eu gostei muito do desenvolvimento dos personagens e de sua evolução, Duda começa a história como uma desistente, uma pessoa realmente fraca e vazia, mas ela vai se transformando e descobrindo que “o mundo não gira em torno do seu umbigo”, passa a valorizar as pessoas que estão ao seu lado e, principalmente, começa a dar o devido valor a sua mãe.
O amor que Ariel tem por Duda é muito bonito, beirado a pureza, porque ele consegue enxergar o melhor dela, mesmo quando ela pensou em desistir, ele quebrou várias regras para tentar fazer com que ela entendesse que aquilo que estava acontecendo com ela iria passar, só bastava que ela quisesse.
A história é emocionante, eu gostei muito mesmo do livro, o autor conseguiu desenvolver muito bem a história, mesmo com o clichê do amor impossível, não ficou maçante. Quase no fim da história, o livro dá uma reviravolta que me deixou de queixo caído, eu literalmente pensei: “Como assim? Logo agora?”, é uma parte um pouco triste para a história, mas eu entendi o propósito.
Ao longo da história eu consegui me identificar com Duda, seus sentimentos e tudo mais (não que eu já tenha pensado em suicídio, mas acho que todo mundo passa por uma crise existencial, certo?).
O desfecho do livro é muito bom, bem escrito e não deixou nenhuma ponta solta. Gostei muito da escrita do autor. A capa do livro é muito bonita, e a revisão foi muito bem feita, encontrei pouquíssimos erros. É um livro que vale a pena ser lido, com certeza.

Autor: Al Gomes
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Valor: R$21,00 a R$29,90
Avaliação: Muito bom!