1 de dezembro de 2012

[Resenha] O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde

Oi gente, tudo bem? Eu disse ontem que hoje teria resenha, e como prometido aqui estou. Então chega de enrolação e vamos a resenha!

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Resenha: Ganhei O Mundo de Vidro em uma promoção realizada pelo Maurício Gomyde, junto com os outros dois livros dele (Ainda Não Te Disse Nada e O Rosto Que Precede O Sonho), eu sempre lia várias resenhas comentando sobre o trabalho do Maurício e sempre ficava curiosa pelos livros dele, então tive a sorte grande de ganhar os três livros, e posso afirmar com toda certeza que os comentários a respeito do autor são verídico.
Em O Mundo de Vidro, Maurício apresenta a história de um casal (sem nome) que não tinha absolutamente nada a ver um com o outro, mas que por uma dessas voltas da vida acaba se encontrando. O que eu mais gostei no livro foi que o autor não precisou usar palavras elaboradas e difíceis para engrandecer a leitura, muito pelo contrário, ele escreve de uma forma bem leve, divertida e a leitura em nenhum momento fica parada ou entediante.
Preciso confessar uma coisa pra vocês, eu não sou uma pessoa que lê os prefácios do livro e eu já ia pulando o prefácio de O Mundo de Vidro, mas não sei o motivo resolvi ler, e sem brincadeira, Maurício me conquistou no prefácio do livro. Eu nunca ri tanto como quando eu li o prefácio, e já percebi de início a forma divertida da escrita do Maurício, que conquistou tantas pessoas.
A história do livro segue a premissa do amor platônico, fórmula já bem batida, mas o autor conseguiu mudar totalmente essa fórmula, adicionando altas doses de sarcasmo e diversão em cada frase, é realmente impossível parar de ler o livro.
O livro começa com um epílogo, com o título de "último capítulo", que já me deixou curiosa pelo resto da história pra tentar entender (e descobrir) o que tinha acontecido. Na virada do ano de 1999, a época em que todo mundo cismou que o mundo iria acabar e todo o blablabla de sempre, o protagonista é apresentado, um cara solitário e que estava passando a virada do ano sozinho, acompanhado apenas pela sua televisão, que exibia a virada do ano em várias cidades. A construção do personagem é muito boa, eu consegui desenvolver uma empatia por ele, e em alguns momentos me identifiquei com ele, afinal quem nunca se sentiu sozinho?

"Morava sozinho. Sabia o nome de cinco pokémons. Era sozinho"
Em meio a frases com a citada acima, a história se constrói, muitas vezes com um humor pastelão, mas eu acredito que isso deu uma leveza ao livro. Quando o protagonista conhece a sua amada, ou pelo menos é o que ele pensa, afinal se apaixona por ela à primeira vista e já começa a fazer planos com ela, imaginando a vida juntos, e tudo mais. A história fica ainda melhor com os devaneios do protagonista em relação a menina, o seu embaraço quando tem que conversar com ela e as suas "saídas pela tangente" quando uma pergunta é feita.
O interessante do livro é que, apesar de ser um romance, não é cheio de esterótipos, ou o famoso "romance água-com-açúcar", e aí que entra a parte de um livro sendo escrito dentro de outro livro. Seria paradoxal se não tivesse sido bem desenvolvido, e a partir daí tudo começa a se relacionar, a história do livro com a história que ela começa a receber por e-mail, levando a um final muito bonito e bem feito, mas o que acontece vocês tem que ler para descobrir.

Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2011
Editora: Porto 71
Valor: R$19,90 (livro físico) e R$5,90 (e-book)
Avaliação: Excelente!

Aproveita para participar da promoção que o autor está realizando e concorra aos seus três livros e um Galaxy Tab! http://www.mauriciogomyde.com/p/participe-da-promocao-clicando-aqui.html