4 de janeiro de 2013

[Etc e tal] Sobre revisão de livros e afins

Olá galera, como estão? Hoje o post traz um assunto um tanto quanto delicado: a revisão de livros. Todos que me conhecem, pessoalmente ou não, sabem que eu sou muito implicante em relação a regras de Português, eu corrijo mesmo, sem dó nem piedade. Muita gente pode achar que isso é chato, mas eu implico mesmo, você saber escrever corretamente, aplicar as regras de concordância, acentuação e pontuação, só vai te ajudar.

Mas aí estou eu lendo um livro com uma história muito interessante, quando me deparo com um “concertar”, isso acaba com a paciência de qualquer um. 


Revisão de livros é um assunto muito polêmico (mais do que mamilos, ok piadinha de 2012, adeus), certas editoras (e autores) não aceitam críticas, e nós leitores que devemos sofrer com uma revisão ruim, que acaba com a história.
Em toda resenha minha eu faço questão de frisar se a revisão do livro foi boa ou ruim, já li muitos livros bons, mas com revisão péssima, e eu acho que isso tira um pouco (mentira, tira muito) o encanto da história.
Quando o livro apresenta um ou outro erro de revisão até dá para relevar, mas quando é um erro a cada página, ou mais que isso, a leitura acaba ficando tão insuportável que eu já até questionei abandonar certos livros, só não fiz pela história mesmo que me prendeu. E tem também os casos que o livro custou caro e a revisão é ruim, como já vi acontecer várias vezes.
Eu perguntei para amigos e na fanpage do blog o que mais incomoda em uma revisão (erros ortográficos, concordância, tudo) e se já entraram em contato com editoras e autores informando sobre os erros e receberam resposta.
Em relação à revisão, um disse que não repara muito nos erros, a não ser que seja um erro muito grande, outro disse que acentos e letras (a mais ou a menos) incomodam mais, em relação à concordância não se lembra de ter lido, mas certamente o incomodaria bastante. Outro fator que incomoda os leitores, são as gírias e coloquialismos. Já no caso das editoras, uma pessoa disse que já enviou e-mail para o autor do livro e para editora, e como resposta recebeu que seria consertado na próxima edição.
Enfim, eu acho que uma boa revisão para um livro é fundamental, eu fico muito incomodada lendo um livro cheio de erros, acho que isso desvaloriza a história e prejudica o autor, então não custa nada dar uma revisada boa no livro, afinal poupa tempo né gente?