24 de janeiro de 2013

[Música] Um resumo do que aconteceu nas primeiras semanas de janeiro


Sim, gente, parece que as promessas para um ano mais incrível que 2012, no que diz respeito à música, estão se concretizando! As primeiras semanas de janeiro revelaram verdadeiras surpresas, lançamento de singles, clipes e covers dignos de serem ouvidos duas ou mais vezes.  Dido, no último dia 11, liberou no YouTube “No Freedom”, primeiro  single de seu quarto álbum de estúdio, Girl Who Got Away, que será lançado em 04 de março próximo. Estando desde 2008 sem um trabalho inédito, a cantora de 41 anos (invejem-na!) está desde 2010 trabalhando no novo disco e parece que pretender embasbacar, literalmente, seus fãs fiéis e contar uma nova história, como contou em seus três antigos trabalhos. A produção do álbum cantará com a colaboração de diversos nomes da indústria musical, como Greg Kurstin, Rizzle Kicks, Sister Bliss, Kendrick Lamar, Jeff Bhasker and A. R Rahman. Dido canta e repete inúmeras vezes “No love without freedom / No love without freedom” e fala sobre a força do amor e a importância que sem tem em manter a liberdade da pessoa amada, mesmo o quanto isso possa doer.  Confira a música no player abaixo:


Outro artista que também liberou single novo – e nome do novo álbum –, além de Dido, mas não mais importante, foi Justin Timberlake. Disposto a dar uma pausa em sua carreira de ator, e se dedicar mais à de músico, Timberlake anunciou no ano passado um possível lançamento de um trabalho de inéditas. E o fez! O moço, além de disponibilizar “Suit & Tie” – lead-single –, revelou o nome de seu próximo disco, depois de um hiatos de quase 7 anos: “Eu estou chamando ele de The 20/20 Experience  e chega este ano. Eu espero que vocês gostem de ouvi-lo assim como eu gostei de fazê-lo”, disse o cantor em uma carta aberta disponibilizada seu site, sobre novidades quentes do novo álbum. A canção tem muita influência do hip-hop, mas ainda com o som leve e sedutor característico a Justin. Ela não é algo para pistas de dança, como “Rock Your Body”, por exemplo, mas é bem contagiante com refrão chiclete. Confira a lyric video liberada pelo cantor na manhã de hoje (24):


No último dia 17, Maroon 5 lançou a segunda versão para o clipe de “Daylight”, terceiro e atual single do “Overexposed”. Sem grandes surpresas e não tão complexa como a primeira versão, a produção faz parte do projeto “Playing for Change” – organização sem fins lucrativos que angaria recursos para construção de escolas de música para crianças ao redor do mundo – e reúne grupos de músicos de diferentes partes do mundo interpretando a música em questão, juntamente com takes da banda em um show. Todos os artistas do Playing For Change foram gravados e filmados ao ar livre e ao vivo, e essa jornada musical nos leva das ruas ao palco e aos corações das pessoas”, diz a descrição do vídeo.

Foram apenas algumas poucas horas que antecederam o lançamento oficial da música “Now”, mas o suficiente para causar euforia geral entre quem é ou não fã da Paramore com o vazamento da canção no Youtube – mas removida minutos depois. O primeiro single do quarto álbum homônimo da banda, que agora conta Jeremy e Taylor substituindo os irmãos Farro, é mais rock do que pop, como eles haviam anunciado sobre a mudança na sonoridade, e os vocais me soaram estranhos. Na letra, Hayley Williams clama por um futuro que ela quer logo, agora – mas duvida-se a existência deste. O videoclipe da faixa já foi gravado e, para atiçar ainda mais a curiosidade dos fãs, a banda liberou uma série de fotos dos bastidores, o que nos faz perceber o quão grandiosa pode ser essa produção, que inclui explosões, máscaras e todo um clima obscuro. A tracklist inédita do disco já foi liberada na web e chegará às lojas em 09 de abril. 

O Lady Antebellum, na mesma onda da Paramore, liberou, na última terça-feira, o lead-single do quarto álbum da carreira, que ainda não tem uma data para lançamento. Uma guitarra anos 60 predomina na canção e empurra a banda para uma nova direção, que parece como um acerto, na qual, a doce voz da vocalista, Hillary Scott, é apoiada pelas de Charles Kelley e de David Haywood, ao invés de fundir em uma só voz, como eles têm feito tantas outras vezes antes. A nova mistura parece mais real e menos teatral. Luke Laird, Shane McAnally e Natalie Hemby escreveram a canção, uma surpresa, já que antes era o próprio trio que compunham toda a tracklist. Confira a lyric vídeo, que mais parece uma redenção gradual da banda ao pop:

Outros lançamentos agitaram canais do YouTube e loja do iTunes. “We Both Know”, (ótima) parceria entre Colbie Caillat e Gavin DeGraw, surpreendeu. A canção composta para fazer parte da soundtrack do filme “Safe Haven”, ganhou um clipe lindo, no qual, ambos protagonizam um casal apaixonado, enquanto cenas do filme aparecem como takes. As vozes de DeGraw e Caillat soam como uma harmonia peculiar, devido à divergência dos graves de ambos, o que o torna perfeita.
Uma versão de Glee para "Locked Out Of Heaven", hit de Bruno Mars, também caiu na rede, agradando alguns e causando repulsa em outros. A canção foi interpretada por Melissa Benoist (Marley Rose) e Alex Newell (Wade "Unique" Adams), e vai ao ar nesta noite (dia 24) no canal FOX, no episódio "Sadie Hawkins", que marcará o retorno da série de um hiatus de mais de um mês.