16 de maio de 2013

Eu, livros e etc #7


Oi pessoal! Esse post era para ter saído na terça, mas eu não consegui terminar, aí deixei programado pra hoje (junto com outros dois posts) e o blogger sumiu com tudo, é a vida, enfim.
Hoje eu vou falar sobre as minhas manias literárias, tenho várias, mas escolhi as 9 principais (e quem está participando da gincana A Caçada vai entender o motivo rs).

Mania nº 1 - Conversar mentalmente com os personagens (ou em voz alta mesmo)
Sim, eu converso (e também brigo, choro, rio) com os personagens dos livros que eu leio, acho que isso não sou só eu quem faço, afinal, quem nunca se pegou chamando o "nada" de idiota quando um personagem faz algo estúpido no livro?

Mania nº 2 - Escutar músicas durante a leitura
Gosto de escutar músicas enquanto eu leio e, na maioria das vezes, elas combinam com alguma passagem do livro.

Mania nº 3 - Cismar com o personagem e implicar com ele durante o resto do livro
Já disse aqui no blog que eu cismo com personagens, o problema é que quando eu cismo, não consigo largar, e aí implico com eles durante o resto do livro e, se tiver continuação, continuo implicando, pois é.


Mania nº 4 - Caracterizar os personagens
Tenho certeza que 11 entre 10 leitores imaginam as pessoas que mais lembram os personagens, eu sempre imagino quais atores seriam bons para adaptações, mas nem sempre os escolhidos por mim são os escolhidos pelos diretores, roteiristas, etc (na verdade, isso é raro de acontecer, os meus nunca batem com os deles) e aí eu fico de mimimi para o filme.

Mania nº 5 - Corrigir os erros de revisão
Sou chata ao extremo com português (e sei que muita gente me odeia por isso, mas fazer o que?), não sei até que ponto isso é TOC, mas eu sempre corrijo os erros de revisão dos livros e quando acabo a leitura mando e-mail pra autor, editoras, enfim, quem for responsável pelo livro indicando os erros.

Mania nº 6 - Ler antes de dormir
Desde pequena eu leio antes de dormir, mas leio toda torta e na maioria das vezes com uma luminária pequetita (aí minha miopia agradece, meus pais agradecem, a lente de contato agradece).

Mania nº 7 - Separo os livros na estante por editora
Sim, eu separo por editoras, e também por autor nacional/internacional, coleção e ai de alguém se tirar da ordem!

Mania nº 8 - Não consigo abandonar livros
Não consigo, posso seguir sofrendo, chorando, morrendo aos poucos, mas vou até o fim com os livros, até hoje não existiu um livro que eu tenha abandonado (embora eu tenha me arrependido amargamente de não ter abandonado alguns).

Mania nº 9 - Shippar personagens
E finalmente a última, eu shippo personagens alheios, crio mil invenções para eles ficarem juntos mesmo que não tenham nada a ver e sofro quando os que têm a ver não ficam juntos.

E essa é minha listinha de manias para vocês terem certeza de que eu não sou normal, pois é.