27 de maio de 2013

[Resenha] On the road - Jack Kerouac

 Sinopse: "Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens."

"(...)Eu penso em Dean Moriarty; penso até no velho Dean Moriarty, o pai que jamais encontramos; eu penso em Dean Moriarty."(On the road-Jack Kerouac-Página 372)

Minha Opinião: Ao ler a versão de On the road publicado pela L&PM Pocket, me deparei com a brilhante mente de Jack Kerouac, que transformou este livro em um dos clássicos mundiais.
O livro começa de uma forma bem lenta e confusa de certa forma, mas ao começar o enredo, você se apaixona. O livro é um tour de Nova Iorque até Los Angeles, atravessando o pais de carro, entre aventuras e histórias. Está viagem ocorre porque Sal Paradise, o protagonista, precisa de inspiração para seus livros. A descrição do autor, que explora todos os seus sentidos, te faz voltar ao tempo e navegar naquele mundo que me era desconhecido. Conheci novos personagens, que nem sempre políticos corretos e muito menos moralistas e repletos de pudor, mas que te cativam em toda a sua promiscuidade.
O livro faz com que você conheça novos ligares e geografia norte-americana, o que não deixa de ser um aprendizado. O livro traz uma bela amizade, entre Dean Moriarty e Sal, nem sempre justa, nem sempre correta, nem sempre eterna e educada, mas bela, emocionante.
O livro me conquistou, pela escrita, pelos personagens apesar de nada corretos e claro pelo quê clássico. O livro inspirou gerações, e continua inspirando outros tantos.
Jamais me esquecerei de On the road.

Ana.


Editora: L&PM POCKET
ISBN: 978-85-254-1320-8
Ano: 2010
Páginas: 380
Tradutor: Eduardo Bueno
Avaliação: 5