5 de junho de 2013

[Resenha] Beijos & Batom - Mariana Mello Sgambato

Sugestão: Leia a resenha ouvindo a playlist que a tia Nanda montou para o livro!

Geralmente estamos acostumados com triângulos amorosos, mas o que acontece em Beijos & Batom não é bem isso.
Vou explicar e vocês tentem acompanhar o raciocínio, certo? Bia é irmã gêmea de Gustavo, embora os dois não se pareçam em nada (nada mesmo!). Gustavo é o melhor amigo de Daniel, que por sua vez é apaixonado secretamente por Bia (e vice-versa), mas namora com Sabrina, que não gostava tanto assim de Daniel e resolveu ir trocar uns beijos com Gustavo.
Entenderam? Deu tic ainda não? Prosseguindo então.
No meio de toda essa confusão, na qual Larissa muda de colégio para ficar perto de Daniel que é onde tudo começa. O mais interessante em Beijos & Batom é que mesmo envolvendo tantos personagens, focando em vários pontos distintos (pontos estes que envolvem traição, divórcio, gravidez indesejada e agressão), a leitura flui fácil e os diálogos são convincentes.
Eu, no alto dos meus 19 (quase 20) anos, consegui me identificar com algumas passagens do livro, e os personagens são muito bem construídos. Mesmo com a leitura fácil, em algumas partes eu achei que o desenvolvimento foi lento, em outras rápido demais.
Fora isso, eu gostei muito do que o livro propõe, é um romance escrito para adolescentes, o que não impede, é claro, que pessoas mais velhas o leiam, basta despertar o "aborrecente" que existe dentro de você.
Uma coisa legal do livro é que a autora conseguiu mostrar diversas situações verídicas, inserindo os elementos necessário (e dosados, vale lembrar) para cada parte da história.
A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que faz com que seja possível observar as histórias com seu próprio ponto de vista. A diagramação do livro é muito bem feita, incluindo o início de cada capítulo com uma batom e a substituição dos asteriscos por beijinhos*. A única ressalva é em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, mas nada que impeça a leitura ou que seja tão estrondoso.
*Vocês podem conferir a diagramação aqui: http://ecasuais.tk/15zf9tA e http://ecasuais.tk/11jF5Gm.
No geral, o livro é muito bom no gênero que se propõe e conseguiu despertar a Ananda de 15/16 anos, fazendo com que ela se identificasse com a história. E se você deseja entrar nessa história enrolada, eu recomendo sim a leitura.

Autora: Mariana Mello Sgambato
Editora: MODO Editora
Ano: 2012
Avaliação: 4/5


Bônus
No site da MODO tem essa (e mais imagens) de bônus do livro, coloquei aqui o esquema de ligação entre os personagens.