24 de julho de 2013

[Resenha] Ela É Uma Fera - Marina Carvalho

Um dos clássicos de Shakespeare mais conhecido e adaptado, ganha a sua versão brasileira. Admito que, apesar de conhecer o enredo de A Megera Domada, ainda não li o livro, mas conheço boa parte das adaptações. A mais famosa, talvez, seja o filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, estrelado por Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik, David Krumholtz e Larry Miller.
Em Ela É Uma Fera, Marina segue a mesma linha ditada por Shakespeare. Vindo dos EUA, Lucas é o novato em uma escola de São João Del-Rei, onde também estuda seu primo Tito. Tão logo chega ao colégio, com algumas dificuldades de se adaptar ao novo regimento, que incluía usar uniforme, ele se apaixona pela bela Clara. A menina é, segundo ele, a beldade da escola, popular e doce, mas nunca namorou pelo simples motivo de: seu pai super-protetor.
A regra estabelecida por Roberto Batista é de que Clara só poderá namorar quando sua irmã, Carolina, arranjar um namorado. O problema é que Carolina é tida como A megera, mandona e segura de si, sua reputação a segue por todos os cantos da cidade. Em contrapartida existe Henrique, o típico filhinho de papai e por quem Clara arrasta um caminhão. Sabendo da condição do pai da menina, Henrique decide pagar seu vizinho Pedro Verona, com pinta de bad boy, para domar a fera.
Confesso que durante a leitura me senti extremamente incomodada com as referências ao filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, quem já viu o filme e for ler o livro, muito provavelmente vai entender o que eu senti. Começando por Pedro, no filme temos Patrick que também é o cara estranho, problemático e fechado, com a aparência de metaleiro, que é pago por Joey para conquistar Katarina.
Com isso já começou a minha sensação de familiaridade com o livro e, querendo ou não, ele se tornou bem previsível para mim. O resto do enredo é praticamente todo igual ao filme, com pequenas mudanças, tanto de atitudes, quanto de cenários.
Embora o livro não vença no quesito originalidade, Marina foi feliz em sua adaptação, pois houve uma grande mudança no final (em relação ao filme), e o livro como um todo é bom. A leitura é leve e divertida, conseguiu alcançar o objetivo de entretenimento, embora pudesse ter sido mais explorada e conseguir um posto de favorito na minha estante do Skoob, só não conseguindo por conta do livro soar muito parecido com a proposta do filme. Em relação a capa, eu faço parte do time que não a achou tão bonita.
Ela É Uma Fera foi lançado apenas em e-book com o preço promocional de R$1,40 na loja Kindle, clique aqui para comprar. Eu indico a leitura, é divertida e não é cansativa, vale a pena investir.

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Valor: R$1,40
Avaliação: 2/5