18 de setembro de 2013

[Etc & tal] O descaso com a cultura

Olá, pessoal, tudo bem?
Então, o Etc & tal de hoje é sobre um caso que acontece há muito tempo na cidade em que eu moro (Volta Redonda - RJ) e que nesse mês tomou proporções imensas.
Desde janeiro de 2010, a biblioteca municipal da cidade está fechada para obras, mas, estamos em 2013 e até hoje nenhuma previsão de retorno. Eu tenho uma história com a biblioteca, tenho ficha lá (sim, na época que fiz cadastro eram fichas, nada computadorizado) desde os 9 anos, quando meu pai me levou lá pela primeira vez. Foi lá que tomei o gosto (de verdade) pela leitura, foi onde li (acho que quase toda) a série Vagalume, conheci autores maravilhosos (entre eles Agatha Christie, Poe, Stephen King, Marcos Rey) e construí grande parte do meu amor pela literatura.
A Biblioteca Municipal, além de abrigar um acervo enorme de livros, também tem (ou tinha, não sei como ficou o espaço com a reforma), um memorial do ex-presidente Getúlio Vargas, contendo fitas e cartas do mesmo.
É triste passar por lá e ver um espaço, que despertou em mim tantas sentimentos bons, senso crítico e vontade de descobrir (coisas que na maior parte do tempo só a leitura te proporciona), fechado, em obras há tanto tempo que muitas vezes nos esquecemos que existe, de fato, uma biblioteca na cidade.
Com isso tudo foi surpreendente, emocionante e animador descobrir que um morador da cidade decidiu criar um evento em comemoração ao 45º mês de obras na cidade. Achei a ideia simplesmente fantástica, não sei ainda se poderei ir, mas farei o possível.
E deixo o link para conhecerem e compartilharem: http://www.facebook.com/events/572054242861410/?fref=ts.

E os meus parabéns ao Lauro Guimarães, pela ideia brilhante de fazer uma movimentação em apoio a cultura.