12 de setembro de 2013

[Resenha] Esperando Por Você - Susane Colasanti

Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630472
Páginas: 336
Ano: 2013
Skoob

Marisa vai iniciar o segundo ano do Ensino Médio com a ideia de se reinventar, algo que toda adolescente adora, e decidida a encontrar seu primeiro namorado. Eis que, inesperadamente (ou nem tanto), o garoto mais popular do colégio, Derek, convida Marisa para sair. Junto com esse namoro vem uma bagagem enorme, incluindo a separação dos pais de Marisa, lidar com sua melhor amiga Sterling, que possui uma família bizarra e só se apaixona por garotos mais velhos, e a ex-namorada de Derek. Em meio a isso tudo, o que mantém um pouco da sanidade de Marisa é escutar o programa de um DJ anônimo, que parece saber muito da escola, mas que ninguém sabe quem é.
Sabe quando um livro é capaz de fazer você voltar a sua adolescência em poucas páginas? Foi assim comigo em Esperando Por Você, eu ainda não conhecia a narrativa da Susane, mas sei que o propósito da autora é escrever para adolescentes e quanto a isso ela acertou em cheio. Eu gostei de Marisa, consegui me reconhecer nela em algumas partes do livro, seus problemas, inseguranças, medos e, porque não dizer, certezas. Marisa tem tudo o que define uma adolescente passando por mudanças e acho que essa é a palavra-chave do livro: mudanças.
A vida de Marisa passa por uma espiral completa, cheia de altos e baixos, assim como a sua amizade com Sterling (e, provavelmente, a maioria das amizades é assim), sem contar que no meio disso tudo, Marisa reinicia sua amizade há muito esquecida com Nash, o garoto mais nerd da escola e total oposto de Derek, por quem Marisa espera se tornar namorada há bastante tempo.
Os personagens são bem elaborados, posso dizer que desde o início não gostei de Derek, não sei bem explicar, mas achei que ele era muito, digamos, arrogante. Resolvi que torceria para a relação de Marisa e Nash evoluir para um namoro, mas não vou dizer para vocês o que acontece. Sobre o DJ misterioso eu matei a charada desde o início e isso foi o que tirou em grande algumas estrelinhas dele no meu Skoob.
Um problema que eu tive em Esperando Por Você foi ter de lidar com algumas partes óbvias, pois, elas existem. Em algumas partes eu me pegava pensando: depois disso vai acontecer X coisa e pronto, em um número de páginas adiante isso acontecia. Mas não pensem que isso acaba com o encanto do livro, porque não acaba.

Esperando Por Você é um livro escrito para adolescentes, mas fez com que eu voltasse ao meu segundo ano do Ensino Médio e revivesse todo aquele “drama”. Antes que eu me esqueça, o livro também é acompanhado por uma trilha sonora baseada em John Mayer, o que o torna muito bom.