9 de outubro de 2013

[Resenha] Os Adoráveis - Sarra Manning

Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631950
Páginas: 384
Ano: 2013
Tradutor: Ronaldo Luis da Silva
Avaliação: 5/5 e ♥.

Jeane é blogueira e dona do site (e marca) Adorkable, que ela define como um estilo de vida. Muitas vezes conhecidos como os excluídos, estranhos, os “dorks”, se encontram no mundo de Jeane e podem ser quem eles sempre foram, sem restrições. Por outro lado temos Michael, que é o modelo de filho, aluno, amigo (e o que mais você imaginar, acredite, ele é), perfeito. Michael se dá bem com todos, porém é dependente dos pais. Tudo muda quando, por ordem do destino (ou seria outra coisa?), os caminhos de Jeane e Michael se encontram.
Não existem palavras para descrever esse livro, ele é (e por mais que isso soe como um pleonasmo) adorável. A história me encantou e eu me vi, por várias vezes, na personagem principal, afinal, sempre fui parte do, digamos, plano de fundo na escola.
Mas Jeane é determinada, divertida e, às vezes, insuportável e arrogante, mas ela é tão doce que supera qualquer coisa. Jeane é apaixonada por Haribos, não vive sem seu iPhone e sempre tem uma opinião sobre tudo. Gostei muito da personagem, da forma como ela foi construída e de quão divertida ela é. Michael é o garoto por quem todas as meninas suspiram na escola, e todos os garotos querem ser como ele, mas conforme a história avança, pode-se perceber que aparências enganam.
E é disso que a história se trata, aparências, num mundo cheio de aparências, Jeane não tem medo de ser quem ela é, se ela tem um objetivo, ela vai atrás, tem uma parte do livro, quase no final que foi emocionante e muito expressiva.
Conforme eu fui avançando da leitura, eu me encantei mais pelos personagens e pela história, quis entrar de verdade no livro, viver o mundo de Jeane, que é muitas vezes louco, mas na maior parte fashion, rolou até uma invejinha branca do sucesso de Jeane.
O livro, apesar de divertido, também tem partes tocantes. Apesar de todo o sucesso online, Jeane é solitária na vida fora das redes, e acontecem algumas coisas na história que mostram que, mesmo que ela leve uma vida de adulta, tem horas que ela tem de ser a adolescente que é.

A história é encantadora, arrebatadora e eu só tenho elogios em relação ao livro. A diagramação do livro é linda, achei que a capa tem tudo a ver com a história. Os Adoráveis é uma história leve, para ler e se divertir, e quem sabe sair de uma ressaca literária. Aconselho a todos a se jogarem no mundo dos dorks, eu já entrei e recomendo.