14 de outubro de 2013

[Resenha Premiada] Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

Título: Garota, Interrompida
Autor(a): Susanna Kaysen
Editora: Única Editora
ISBN: 9788573128628
Páginas: 190
Tradutor: Márcia Serra
Ano: 2013

Skoob
Avaliação: 5/5

Garota, Interrompida narra a história não só de Susanna Kaysen, como do grupo de mulheres que estão internadas no hospital psiquiátrico McLean. Em meio a surtos, gritos e choros, o livro mostra a realidade nua e crua de quando uma garota de 18 anos perde o seu chão.
Seria absurdo me comparar com Susanna, claro que existem dias depressivos e pensamentos obscuros, mas nenhum deles teve a profundidade dos de Susanna. Por meio de uma narrativa singular, em primeira pessoa, por vezes sarcástica, a autora (e protagonista) nos transporta para o “outro lado”, o mundo que, segundo ela, nós não enxergamos.
A leitora foi ao mesmo tempo perturbadora e emocionante. Muitas vezes eu quis me transportar para perto da Susanna de 18 anos, entender sua confusão, confortá-la e dizer que ia ficar tudo bem. A Susanna do livro é confusa, insegura (por mais que tente fazer parecer que não), mas é dotada de uma força enorme, uma vontade de se manter sã, de lutar pela sua vida. Eu pude perceber que, mesmo nos dias mais sombrios da vida de alguém, sempre há uma razão para continuar.
Caótico e revelador, essas entre outras palavras podem definir bem a história de Susanna Kaysen. A narrativa do livro é pontuada por diagnósticos médicos, que vão mostrando a evolução do tratamento da personagem, como se fosse um diário particular. Apesar do pouco número de páginas, a história é profunda e muito tocante. É a realidade de uma garota que, em um dia qualquer, perdeu seu senso de direção e está lutando para recuperá-lo.

Garota, Interrompida é um livro feito de momentos. Muitos deles me fizeram questionar: quantas vezes nós tivemos a oportunidade de ajudar alguém e simplesmente não demos atenção? A Única Editora fez um trabalho excelente na diagramação do livro, a capa (além de ser muito viva) possui frases escritas, e o trabalho interno também ficou excelente. O final do livro é emocionante e peculiar, bem, não só o fim, o livro como um todo é assim. Recomendo a leitura, com certeza.


Sorteio