21 de fevereiro de 2014

[Resenha] I ♥ NY - Teca Machado

Autor(a): Teca Machado
Editora: Novo Século - Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788542800975
Páginas: 264
Ano: 2013
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Alice cresceu apaixonada por Nova York. Mas sempre que tentava ir à Big Apple acontecia algo para atrapalhar seus planos. Quando um vídeo na internet fez com que ela virasse a piada de sua cidade e também do país, largou tudo e finalmente foi para Manhattan passar um tempo e tentar ser “esquecida por todos”. Estudando numa universidade americana, com novos amigos, um lindo namorado e um apartamento de cair o queixo, Alice pensou que tinha deixado o passado um tanto comprometedor para trás. Só que não foi bem assim que aconteceu. Ela não era mais anônima nem mesmo na nova cidade.

A vida de Alice não anda lá essas coisas, em apenas uma noite boa parte de tudo o que ela tinha como "seguro" foi pelos ares, ela vira uma web-celebridade e tem a chance de um novo começo em New York.

Eu gosto de chick-lit, adoro toda essa coisa “mulherzinha”, as situações de comédias românticas, quando bem escritas (claro). E nisso, Teca Machado não pecou. A escrita de I ♥ NY tem tudo o que eu penso que um bom chick-lit deve ter, e a técnica utilizada por Teca possibilitou que eu enxergasse através das páginas.

A proposta de entreter está lá, mas a autora aplicou o diferencial ao fazer de Alice uma personagem que facilmente poderia ser encontrada na vida real. Assim como o resto dos personagens, todos são muito bem construídos. A paixão de Alice por NY é contagiante, e conhecer a cidade que nunca dorme pelos olhos da personagem principal faz com que você queira pular no próximo avião.

Em nenhum momento a história fica cansativa, com muitos clichês, porque sim, eles existem, mas todos muito bem desenvolvidos, tirando aquela impressão de que chick-lit é água com açúcar, e a história também não possui partes de comédia pastelão. O humor está lá, mas Teca não forçou cenas para fazer o leitor rir, elas vêm com naturalidade, afinal a própria situação de web-celebridade de Alice já é cômica. E como todo bom chick-lit, é claro que existe um ship, e foi apaixonante, tanto que no final ficou impossível não torcer pelo casal.

Todo o mundo que Teca criou para Alice é divertido e eu rapidamente simpatizei com a personagem. A cada página eu torci mais e mais por Alice e o final não deixou a desejar. O livro ainda traz referências às séries e músicas que se passam em NY, como Gossip Girl, Sex and the City, Friends e a música “New York, New York” de Frank Sinatra. E tudo isso me fez gostar mais ainda da história.


Na biografia da orelha do livro, Teca diz que espera ser uma best-seller na área de chick-lits, e o que eu posso dizer é que se fosse por mim, eu a colocaria na lista. I ♥ NY é um livro e gostoso de ler, perfeito para fugir do caos e embarcar nas trapalhadas de Alice, recomendo com certeza.