10 de março de 2014

[Resenha] Linhas - Livro 1 - Sophia Bennett


Sinopse: A paixão da Nonie é a moda. Edie quer salvar o mundo. Janie ganhou um papel num filme de Hollywood. Certo dia, três melhores amigas conhecem Crow, uma garota refugiada da guerra civil em Uganda, que se veste com tutu e asas de fada e desenha vestidos fantásticos - é quando têm a chance de realizar algo realmente grandioso e, com isso, tornar todos os seus sonhos realidade. 


Minha opinião: Quando eu vi a sinopse do livro fiquei esperando por uma trama teen, e me surpreendi pelas reflexões abordadas entre um e outro comentário de moda. Primeiro gostaria de comentar que a autora foi criativa em abordar tantos elementos distintos e conseguir juntá-los nas personalidades das três melhores amigas: Nonie, Edie e Janie. Com personalidades tão diferentes e atividades diárias tão opostas (uma é uma afficionada por moda, outra é uma atriz em ascensão em Hollywood e a outra é uma nerd certinha, que luta pelos direitos humanos) é difícil de acreditar que são amigas, mas é interessante de ver como se complementam, e o trio junto é fantástico. Crow é o personagem mais misterioso do livro, pois quase não fala e vive focada em costurar, criar e deslumbrar o mundo, provavelmente após ter visto tantas coisas feias em sua pouca idade, ter a capacidade de criar é um dom inestimável. Juntas, as três jovens que nunca pararam para analisar os problemas do mundo, vão ser responsáveis por uma estória de superação muito bonita. 

Um dos principais problemas que eu tive com essa leitura, foi o fato das três garotas terem apenas 14 anos e agirem como adultas em 99% do tempo. Dificilmente uma garota de 14 anos conseguiria montar um desfile na fashion week, coordenar modelos, divas e etc praticamente sozinha ou até mesmo lidar com tantas adversidades que surgem no livro. O fato de Crow ser um ano mais nova e bem mais madura não me surpreendeu, pois ao analisarmos a história da vida dela, fica claro que não teve uma infância comum.

O livro tem uma história muito bonita, com direito a reflexões importantes sobre o mundo em que vivemos. Infelizmente, algumas situações deixam a desejar e uma trama que poderia ser espetacular tornou-se apenas muito boa.

Quando a revisão, layout e diagramação, o trabalho foi muito bem elaborado. Os lindos detalhes incluídos no início de cada capítulo dão realmente um ar de conto de fadas ao livro. A capa entra na categoria princesa, com muito rosa, brilhos, flores e tudo o que um conto de fadas tem direito.

Espero que vocês tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol


Edição: 2010
Editora: Intrínseca
ISBN: 8598078999
Ano: 2009
Páginas: 248
Tradutor: LIVIA DE ALMEIDA
Avaliação: 3