30 de junho de 2014

[Resenha Premiada] Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Oi, galera! Hoje a resenha é do livro Princesa Adormecida, da autora Paula Pimenta.

Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Galera Record 
ISBN: 9788501034205
Páginas: 
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 2,5/5

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Para mim sempre é difícil começar uma resenha, tenho medo de ser superficial (ou revelar demais). Mais difícil ainda é falar sobre um livro que eu tinha muitas expectativas e que, infelizmente, nem todas foram alcançadas. Princesa Adormecida veio com a proposta de um conto de fadas moderno, recriando a história da Bela Adormecida. Esse foi meu primeiro contato com a autora, Paula Pimenta, que já é muito conhecida por causa da série Fazendo Meu Filme.

Princesa Adormecida conta a história de Áurea Roseanna Bellora, que de fato era uma princesa, mas não do modo convencional. Nesse conto de fadas trazido para a “realidade”, Áurea é filha de um príncipe, mas que era muito distante do trono (o que torna praticamente impossível que ele vire rei). No livro não existem bruxas, nem fadas-madrinhas ou uma roca para que Áurea fure o dedo e caia em um sono profundo. Me contradizendo um pouco, até existe uma bruxa (por assim dizer), Marie Malleville. Ela não faz feitiços, nem se transforma em dragão, mas na sua personalidade existe tanta coisa ruim que ela acaba se tornando uma bruxa.

A história tem início em quando Malleville, tomada de ódio e inveja dos pais de Áurea, resolve que até os 18 anos da princesa irá tornar a sua vida um verdadeiro inferno. Ela não contava com a esperteza dos pais ao forjarem a morte da princesa, quando ela se torna Anna Rosa Lopes.

É fato que a escrita da autora é leve e fluída, a leitura foi fácil e conseguiu prender minha atenção. Mas eu senti que em algumas partes a autora se prendeu demais e acabou por não desenvolvê-las muito bem. Um dos pontos altos do livro é que a história se passa no Brasil. A construção dos personagens foi muito boa, claro que lembram os personagens de Bela Adormecida, mas Paula acrescentou algumas coisas à personalidade deles que fez diferença.

Eu gostei muito da relação entre Anna e seus tios, foi uma das partes que mais me convenceu, esse amor fraternal entre eles. E outro ponto forte foi que Anna não é uma protagonista boba que (nem sempre) se deixa levar pela opinião dos outros. Ela realmente tem muito medo de magoar seus tios, e toma algumas atitudes “erradas”, mas completamente normais para garotas de 16 anos.

Mas, infelizmente, durante a leitura para mim nem tudo foram flores. Um dos fatores que mais me incomodaram no livro foi a previsibilidade. Bem no início da história algo acontece e eu meio que matei a charada que só seria revelada no final. Não sei se a intenção da autora era essa, mas me desanimou um pouco por ser algo tão óbvio.


No geral, Princesa Adormecida é um bom livro. Paula cumpriu a proposta de recriar um conto, mas (como eu disse no início da resenha) eu fiquei com a sensação de que ela poderia ter explorado mais a história, até porque a autora já possui uma carreira sólida. O trabalho gráfico da Galera está de parabéns, a capa do livro é lindíssima.

Promoção!


Se você quer ganhar um exemplar de Princesa Adormecida participe da promoção!

Necessário endereço de entrega no Brasil.
Perfis de exclusivos promoções, criados apenas para a promoção, não serão válidos!

Importante: Leia as políticas de promoção do blog aqui, para não haver reclamação depois.


Boa sorte a tod@s! :)