21 de julho de 2014

[Resenha] Esta É Uma História de Amor - Jessica Thompson

Autor(a): Jessica Thompson
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634128
Páginas: 400
Tradutor: Bianca Bold
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Garota encontra garoto, os dois se apaixonam no melhor estilo amor miojo e todos vivem felizes para sempre. É ou não é a melhor história do mundo? Não é e, na verdade, nunca é assim. E é sobre isso que Esta É Uma História de Amor fala. A história parece ter uma premissa bobinha, no melhor estilo filme água com açúcar (e na verdade tem), mas foi justamente por isso que eu amei o livro.

Sienna é insegura e tem um hábito estranho de criar história e nomes para pessoas que nunca viu, enquanto vai para o trabalho de metrô. Nick é descontraído, porém tem um coração partido e jurou nunca mais namorar uma colega de trabalho. Os dois se “conhecem” no metrô de uma forma bonitinha, tudo daria certo para eles, não fosse o empecilho de trabalharem no mesmo lugar. E aí eles viram amigos. Pois é, a vida tem dessas coisas.

O que me encantou em Esta É Uma História de Amor foram os erros que os personagens cometem. Essa ausência de acertos é real, gente, são aquelas escolhas “erradas” que nós fazemos e depois temos que arcar com as consequências. Acho que por isso me identifiquei tanto com o livro, fazer parte de “uma história de amor” que tinha tudo para dar errado, amar alguém de longe, essa “tortura” da friendzone, acho que todos nós já passamos por algo parecido.

A quantidade de realidade (pelo menos que eu percebi) no livro é assustadora. Essa identificação de que poderia ser com você, eu achei incrível. Por cinco anos Nick e Sienna passam por desencontros, frases engolidas e isso é angustiante, é triste e, ao mesmo tempo, é belo. Porque ninguém é perfeito, nenhum relacionamento é perfeito (e por relacionamento eu me refiro a todos, inclusive amizade) e essa falta de perfeição que torna essa história bonita.

O livro mostra ainda as histórias paralelas de Sienna e Nick, a sua vida pessoal e seus problemas. A narrativa é intercalada entre os dois e isso torna algumas partes muito dolorosas, porque eu, leitora, sei de tudo, mas não posso fazer nada. Esta É Uma História de Amor tinha tudo para ser apenas mais um na minha estante, mas foi um daqueles livros que vieram na hora certa.