21 de outubro de 2014

[Resenha] Onde Deixarei Meu Coração - Sarra Manning

Autor(a): Sarra Manning
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501095169
Páginas: 336
Tradutor: Fabiana Colasanti
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Simples, careta e sem graça. É assim que Bea se vê. Então quando a super descolada Ruby e seu bando de populares passam a se interessar por sua opinião, isso só pode ser uma pegadinha. Certo? Pelo menos é assim que sempre acontece nos filmes... Mas o convite para passarem as férias em Málaga parece pra valer. E com um bônus: Bea pode se afastar da mãe irritante e controladora. No entanto, depois de apenas 48 horas na Espanha, Bea se flagra mudando o itinerário. A menina decide visitar Paris para encontrar o pai que nunca conheceu. Afinal, a cidade luz pode emprestar um pouco de clareza a um período nebuloso de sua vida familiar. No caminho, ela conhece Toph, um estudante americano mochilando pela Europa. Enquanto procuram pelo pai dela nos cafés e boulevards de Paris, ela perde a cabeça em vez disso. Será que Bea é a garota de Toph ou a boa menina que sua mãe espera que ela seja? Ou será esse o verão mágico em que Bea finalmente torna-se dona do próprio nariz?

Assim que vi que Onde Deixarei Meu Coração seria lançado pela Galera fiquei em ganas por ele. Só havia lido um livro da autora, mas foi o suficiente para me deixar apaixonada por suas historias. Uma coisa que gosto muito na narrativa da Sarra é a naturalidade que ela tem em abordar alguns temas “polêmicos”.

O livro é primeira pessoa por Bea, uma adolescente de 17 anos, como em toda história adolescente ela não é popular, não se acha engraçada e muito menos bonita. Obcecada pela França, mais precisamente Paris, por conta do seu pai que a abandonou antes do nascimento. Depois de muitas reviravoltas, Bea acaba indo para Paris.

O ponto chave da história são essas mudanças de cenário. Bea é uma garota extremamente sonhadora, com uma dose de baixa estima, mas afinal, aos 17 anos quem não é? É impossível não gostar de uma história que se passa em Paris, sério. Mas a Cidade Luz é apenas o plano de fundo para tudo o que acontece.

No meio dessa viagem, Bea tem que lidar com muita coisa, parte da sua ingenuidade se vai e ela dá um passinho para a vida adulta. Obviamente algumas atitudes dela são completamente infantis e incoerentes, mas tá permitido errar. E quando ela acerta, faz isso muito bem.

Um ponto muito positivo no livro é o desenvolvimento dos personagens. Todos eles foram representados de forma bem natural, quase que sendo possível enxergá-los na vida real. E tem também aqueles que a gente escolhe odiar, e torce para que dê tudo errado para ele.

Onde Deixarei Meu Coração é um romance adolescente bem sessão da tarde, mas que por ser assim que me encantou. A história e os personagens me lembraram dos planos que eu fazia quando adolescente. E ainda tem o bônus de todos os pontos turísticos de Paris. A diagramação que a Galera fez no livro é maravilhosa, para quem julga pela capa, essa é um prato cheio. É um livro que eu recomendo para quem quiser, literalmente, viajar pelas páginas.