28 de novembro de 2014

[Resenha] Garoto Encontra Garoto - David Levithan

Autor(a): David Levithan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501047779
Páginas: 240
Tradutor:
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

Comecei a leitura de Garoto Encontra Garoto com muitas expectativas, já conhecia a escrita de David por já ter lido Todo Dia e Will & Will. Na história criada pelo autor, homossexuais e héteros convivem em uma harmonia quase perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa por Paul, que poderia facilmente ser alguém do nosso cotidiano. O que eu mais gosto nos personagens criados por David é essa verossimilhança que eles possuem.

A narrativa começou bem lenta para mim, e foi (muito) difícil engrenar e gostar do que estava sendo passado. Mas, finalmente, quando me entrosei com a história foi só alegria. Eu sou apaixonada por clichés, confesso, e em Garoto Encontra Garoto eu encontrei alguns deles e isso ajudou muito no saldo final.

O romance desenvolvido entre Paul e Noah foi completamente plausível. A temática LGBT ainda é tratada cheia de dedos por muitos, e no livro parte disso foi deixada para trás. E foi isso que fez com que ele fosse mais do que apenas uma leitura de fim de semana. A desconstrução que David faz dos clichés é incrível, pois pense bem: quando você imaginaria líderes de torcida fazendo acrobacias em Harleys? Ou que o quarterback fosse também a rainha do baile? Você encontra tudo isso na história (e muito mais).

Garoto Encontra Garoto é um livro bem trabalhado nos detalhes e eles fazem toda a diferença. Obviamente o preconceito existe e a forma como é tratado é sensacional. Ele vem em forma de pais religiosos e intolerantes, mas que amam o filho a seu modo (mesmo que este seja um pouco estranho). Durante certas cenas tiveram partes muito tocantes e isso acabou comigo.

A amizade mostrada no livro, além do amor na sua forma mais sincera e pura, é maravilhosa. Isso me faz imaginar o quão seria bom que não fosse apenas uma história ficcional. Em meio a tanta intolerância e ignorância seria boa essa suavidade. A narrativa é inspiradora e linda, e apesar dos problemas iniciais, David conseguiu me fazer acreditar e torcer pelos personagens.