19 de dezembro de 2014

[Resenha] De Volta Para Casa - Karen White

Autor(a): Karen White
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632414
Páginas: 447
Tradutor: Fernanda Castro Bulle
Ano: 2013
Skoob
Avaliação: 4/5

Sinopse: Cassie Madison fugiu de Walton, Geórgia, para Nova York quando soube que sua irmã, Harriet, e seu amor, Joe, a tinham traído e iam se casar. Ao chegar em Manhattan, sua ideia era se reinventar, mergulhar de cabeça na carreira e até mesmo perder o sotaque provinciano. Tudo para apagar seu passado marcado pela traição e por uma família que não lhe tratara com o devido cuidado.
Mas, numa noite, um único telefonema de sua irmã trouxe de volta tudo o que ela pretendia esquecer. Com o pai muito doente, ela foi obrigada a fazer a viagem de volta e, enquanto arrumava as malas, seus maiores medos eram que o pai morresse sem que ela pudesse estar com ele e... encontrar a família feliz que Harriet e Joe tinham construído.
Já em Walton, Cassie percebeu que enfrentaria uma imensa batalha particular, porque, afinal, ela não conseguia deixar de amar seus sobrinhos — e nem deixar de se sentir em casa, naquela cidadezinha de sua infância.
Enquanto se dividia entre o rancor e a esperança, velhas e queridas lembranças e uma mágoa insustentável, o destino arrumaria uma forma de aproximá-la do que realmente importa: o verdadeiro amor.

O livro conta a história da jovem Cassandra, que aos 20 anos fugiu de sua minúscula cidade no sul dos EUA pois foi traída pela irmã e o namorado que fugiram e voltaram casados.

A trama relata como essa caipira se transforma em uma mulher sofisticada e independente morando em Nova York e que, após 15 anos de ausência, precisa voltar para o lugar onde tanto sofreu pois seu pai está à beira da morte. Assim, Cassie, como é chamada, volta para a pequena cidade de Walton onde revive seus momentos tristes e felizes da juventude e descobre coisas que nunca imaginava em seu passado.

A irmã Harriet, é descrita como a pessoa mais amorosa da família, mãe de 4 crianças, não dá para sentir raiva pelo o que ela fez com a irmã. A sobrinha de Cassie, Maddie, chama atenção para o quanto é parecida com a tia, e a autora nos faz entender os problemas de uma adolescente que sempre viveu numa cidadezinha do interior e seus problemas com a mãe Harriet.

Eu admito que quando vi o título e a descrição do livro pensei que fosse apenas mais uma historinha estilo novela da Globo, sem graça e com pouco conteúdo. Porém, fico feliz em dizer que me surpreendi. Karen White foi feliz em contar o romance do ponto de vista de 3 pessoas diferentes, Cassie, sua irmã Harrie e sua sobrinha Maddie. E faz com que o leitor não tenha dificuldade em compreender o sentimento de cada personagem ao longo da narrativa. Ela também não se prende apenas ao antigo rancor de Cassie por Harriet e cria mistérios envolvendo toda a cidade, que na realidade é como uma grande família e não tem como não se apaixonar pela comunhão existente entre os habitantes.

Não posso deixar de falar do lindo Doutor Sam Parker (meu personagem favorito), um amigo de infância que Cassie nem se lembrava da existência mas que descobrimos ser apaixonado por ela e, diferente dela, não mudou nadinha mesmo tendo estudado na cidade grande. O enorme problema é que Cassie está noiva de Andrew, que mora e trabalha com ela em Nova York.

Achei a leitura muito gostosa, apesar dos inúmeros erros de digitação (que eu espero serem corrigidos numa ocasional futura edição), a linguagem é fácil e o conteúdo cativante.