18 de dezembro de 2014

[Resenha] Jane Austen: Uma Vida Revelada - Catherine Reef

Autor(a): Catherine Reef
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542802368
Páginas: 224
Tradutor: Katia Hanna
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 4/5

Sinopse: Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.

Sempre ouvi falar da Jane Austen e da sua excelência na escrita, mas nunca li nada dela, confesso. Quando solicitei o livro à editora foi em parte porque a diagramação dele é linda, e porque queria saber mais da autora. Não sou fã confessa de biografias, mas considero esta um prato cheio para quem gosta da autora (inclusive, ela me impulsionou a ler seus livros).

Jane Austen: Uma Vida Revelada, como o próprio título diz, traz passagens sobre a vida da autora, bem antes dela se tornar mundialmente conhecida. Por meio de cartas, relatos de parentes e fotografias, o leitor é levado além, descobrindo mais que uma escritora de aparência séria.

Uma das coisas que mais gostei no livro foram as partes que explicam a criação das muitas histórias famosas da autora, como Orgulho e Preconceito. A narrativa mostra as influências e dificuldades que ela teve para publicar seus romances. Além disso, é possível correlacionar os muitos cenários com os quais ela viveu.

O livro traz revelações sobre seu passado amoroso, o que aconteceu com seus muitos irmãos e como toda a sua carreira refletiu nos anos posteriores. Infelizmente, grande parte das cartas escritas por Austen foi perdida, o que deixa alguns buracos na sua vida.

Jane Austen: Uma Vida Revelada é um livro pequeno, mas com grande conteúdo. A diagramação dele é maravilhosa e eu tenho certeza de que todos os fãs da autora irão se apaixonar por ele. Livro mais que recomendado!