19 de janeiro de 2015

[Resenha] O Grande Ivan - Katherine Applegate

Autor(a): Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito - Selo #Irado
ISBN:  9788581635774
Páginas: 288
Tradutor: Amanda Moura
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Comecei a leitura de O Grande Ivan achando que ia ser só mais uma história fofinha envolvendo animais. Por sorte, o conteúdo apresentado no livro foi muito acima das minhas expectativas. Baseado numa história real, a narrativa na visão do macaco Ivan é uma história emocionante e para todas as idades.

Esse foi meu primeiro contato com o selo #Irado, vi muita gente elogiando, mas por serem livros indicados mais para crianças, eu meio que deixei de lado (mas meu irmão adorou). Foi uma experiência muito boa, eu não esperava encontrar tanta maturidade nas linhas de um livro infantil.

A história do macaco é aquela mistura agridoce, triste e bela, ao mesmo tempo. Eu fiquei com uma pena enorme de como Ivan só enxergava o mundo que existia no shopping, mesmo que no fundo ele desejasse mais. Toda a estrutura da narrativa nos leva a ir descobrindo esse mundo novo com ele, o que é bem legal.

Todos os personagens são bem desenvolvidos. A autora soube trabalhar bem os colocando não apenas como animais, mas dando sentimentos a eles. A elefanta Stella é um poço de sabedoria, ao passo que é impossível não se encantar pela pequena Ruby. O jeito descolado de Bob também me conquistou logo de cara.

Todo o desenrolar do livro, apesar de ser ficção, tem um tom de realidade. Ele traz uma lição importante, não de ativismo, mas de amor. Ivan pode ser um macaco, muitos podem pensar que ele é irracional, mas todo o carinho que ele nutre pelos seus companheiros é algo que nós, humanos (e geralmente seres racionais), deveríamos ter.

O Grande Ivan foi uma surpresa agradável em uma tarde que eu precisava de algo inspirador. A narrativa é leve e muito linda. Vale a pena em cada linha.