10 de março de 2015

[Resenha Premiada] Sem Esperança - Colleen Hoover

Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501065124
Páginas: 320
Ano: 2015
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Assombrado pela culpa e pelo remorso por não conseguir salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva. Mas, quando finalmente se depara com Hope depois de tantos anos, não poderia imaginar que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem esperança, Holder revela como os acontecimentos da infância de Hope, que agora se chama Sky, afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele finalmente será capaz de começar a se reconciliar com si mesmo.

Toda história tem mais de um lado. Em Sem Esperança conhecemos a versão de Dean Holder. Sofrendo desde a infância por conta do desaparecimento de sua melhor amiga, Hope, Holder agora tem de lidar com o suicídio de sua irmã. Quando conhece Sky sua vida dá uma guinada e ele finalmente é capaz de respirar novamente. Ou se sentir o mais remotamente vivo.

Faço das palavras de Sky as minhas quando a questão é definir Holder, ele é intenso. E assim o é Sem Esperança. A narrativa já conhecida de Colleen Hoover toma outra forma no ponto de vista dele. Eu tenho medo quando uma história já conhecida é recontada, pois isso pode acabar estragando. Felizmente não foi o caso com este livro. Pelo contrário, as partes recontadas, além de muitas acrescentadas, complementam a leitura do anterior.

Antes que me perguntem, é possível ler este sem conhecer Um Caso Perdido. Como a história do primeiro estava fresca na minha mente, achei que não iria me emocionar como antes. Engano total, Holder conseguiu me fazer sentir o dobro que Sky. Suas palavras são carregadas de dor, o sentimento de culpa segue durante boa parte da leitura e em muitas eu só queria abraçá-lo e dizer que iria passar.

É difícil resenhar um livro que me tocou tanto. Algo lindo da narrativa são as cartas que Holder escreveu para Less. Ao mesmo tempo em que servem como um diário, também são uma espécie de terapia. Fica claro para o leitor o quanto foi difícil para Dean expressar seus sentimentos, isso é doloroso e, ao mesmo tempo, bonito.

Eu gosto muito da escrita da autora e de como ela consegue nos colocar próximos aos seus personagens. Com Sem Esperança não foi diferente. A história segue um ritmo acelerado, mas isso não atrapalha o entendimento. Conseguiu preencher várias questões que ficaram em aberto para mim durante a leitura do primeiro. Foi perceptível o cuidado que Hoover teve em escrever essa história. E saber que todo esse sofrimento existe de verdade é uma das piores partes.

A leitura fluiu de forma maravilhosa. Era tão envolvente que foi difícil largar o livro, quando este já estava chegando ao fim, pois o sono venceu a batalha. Ok, confesso, eu não larguei. Terminei a leitura de madrugada, com um peso no coração, chorando, mas feliz. A narrativa é real, o assunto abordado acontece todos os dias, em lugares nos quais nem se desconfia. Por conta disso, acredito que é uma história que todos deveriam ler. Ela é dolorosa, mas tem a sua beleza e sua lição.

O livro é intenso do começo ao fim. Assim como Sky tive lágrimas de felicidade e de tristeza. É difícil comparar os dois pontos de vista, pois apesar de serem a mesma história, cada um possui a sua particularidade. Não consigo decidir (e na verdade nem quero) qual dos dois livros é melhor. Cada um me tocou de uma forma diferente e, no fim das contas, ambos significaram muito.

Sem Esperança é um livro para ser lido e relido. É uma história maravilhosa, de como o amor é capaz de salvar pessoas. Mesmo as que acreditam que não é mais possível que isso aconteça. É incrível, lindo, e eu só tenho elogios. Além de aplausos para a autora, que conseguiu fazer com que eu me apaixonasse mais por seus dois casos perdidos.

Promoção
Em parceria com a Galera Record vou sortear um exemplar para quem comentar nesta resenha.

As regras são simples:

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Comentar na resenha.
O ganhador deve responder ao e-mail enviado em até 48 horas, caso contrário será feito um novo sorteio.
O livro será enviado pela editora em até 30 dias úteis.
Leiam as políticas de promoções aqui para sanar dúvidas, caso a sua não esteja lá, envie para o e-mail: contato@entrelinhascasuais.com

Preencham o formulário abaixo e boa sorte!