24 de março de 2015

[Resenha] A Teoria de Tudo - Jane Hawking

Autor(a): Jane Hawking
Editora: Única Editora
ISBN: 9788567028514
Páginas: 448
Tradutor: Sandra Martha Dolinsky, Júlio de Andrade Filho
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 4/5

Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Meu primeiro contato com A Teoria de Tudo foi por conta do filme. Eu conhecia superficialmente a história de Stephen Hawking e a teoria dos buracos negros. Como adorei o filme, resolvi solicitar o livro. Geralmente eu considero a história escrita melhor que adaptada, mas nem sempre isso acontece e foi este o caso.

O livro passeia pelas memórias de Jane, muito antes de Stephen entrar em sua vida. Tudo é bem romantizado e bem estruturado, porém a emoção passada pelo filme não me atingiu com a leitura. Achei tudo muito descritivo, algumas partes beirando o excesso, o que fez com que a narrativa se tornasse cansativa.

Uma coisa que não me deixou dúvidas foi como Jane é uma mulher forte. Outra pessoa poderia muito bem abandonar o barco quando tudo se tornasse difícil. Ela já entrou no relacionamento sabendo que não seria fácil, mas mesmo não desistiu dele. É muito bonito ver o quanto ela se importa com Stephen e o quanto o amou.

Aliás, amor é a palavra chave da história. Isso fica claro em vários trechos, quando tudo se complicar ainda mais. Jane nunca deixou de acreditar no amor que sentia por Stephen, mesmo nos momentos mais infelizes. Suas palavras transmitem o quanto ela o considera incrível (e convenhamos, ele é mesmo).

As memórias de Jane são muito bem escritas, mesmo que não tenha me tocado tanto quanto o filme. Algo interessante em relação aos dois é como ela acrescenta fatos que no filme não ficam bem explicados. Como Stephen começou a trabalhar em sua teoria e em como isso influenciou no relacionamento deles.

A Teoria de Tudo é uma história incrível e inspiradora. Jane Hawking nos mostra que a força do amor é capaz de superar tudo e clarear os dias mais escuros. Sua força e sua inteligência me emocionaram e fizeram com que eu quisesse saber mais da história de ambos. É um livro para ser apreciado por todos.