9 de novembro de 2015

[Resenha] Como Eu Realmente - #2 - Fernanda Nia

Autor(a): Fernanda Nia
Editora: Nemo
ISBN: 9788582861219
Páginas: 80
Ano: 2015
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: O lado meio esquisito da nossa imaginação é mais profundo do que esperávamos. Neste segundo volume da coleção "Como Eu Realmente", acompanhamos Niazinha enquanto enfrenta suas fraquezas pessoais, lida com uma mãe particularmente paranoica, reflete sobre alguns dos grandes problemas do mundo e viaja para além da nossa dimensão. Será que ela chegará a tempo de impedir o que a Srta. Garrinhas talvez esteja tramando?

Eu conhecia um pouco do trabalho da Fernanda pelos RT's no Twitter, mas nunca procurei muito a fundo. Como eu me arrependo disso. Além do tralho gráfico sensacional, as mensagens que as tirinhas trazem são excelentes.

Apesar de Como Eu Realmente 2 ser uma continuação, não existe a necessidade de ter lido o primeiro livro para entender as tirinhas. Inclusive, você pode ler cada uma delas fora de ordem, pois não existe uma interligação. Eu achei esse ponto bem positivo, pois abre a possibilidade para o leitor se guiar a determinado assunto.

O livro é dividido em cinco partes, sendo que a parte 3 (Problemas e pessoas que eu gostaria de poder mudar no mundo) é uma das melhores do livro. Cada tirinha traz um exemplo de pessoas e problemas sociais que enfrentamos diariamente. E a mensagem que fica é a de que devemos ser mais tolerantes, parar com esse ódio desnecessário.

Eu fiquei maravilhada com o traço da Fernanda, lembra um pouco os mangás, mas tem sua personalidade. A Srta. Garrinhas é hilária e fiquei extremamente curiosa sobre o que ela está tramando.

Foi um excelente "primeiro" contato com as ilustrações da autora e é um livro que eu recomendo a todos.