16 de fevereiro de 2016

[Resenha Premiada] Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Autor(a): Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414790
Páginas: 368
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

É muito provável que você, assim como eu, conheça a história da Bela Adormecida desde criança. Nessa versão do conto de fadas, o foco é outro. Elise, uma menina simples criada numa fazenda, é quem toma as rédeas da narrativa.

Durante um tempo considerei a releitura apenas uma fase, modismo mesmo, mas mudei minha visão e agora sou apaixonada por isso. Acho incrível quando um clássico é relembrado e podemos enxergar a história sob outro ponto de vista. Gostei da maioria dos que já li e este não foi uma exceção. A autora foi ousada na escolha da personagem, pois foi ótimo ler o desenrolar da trama aos olhos de alguém esteve nos “planos de fundo”.

O livro não apresenta muitos diálogos, isso poderia ser um problema, mas para mim foi um ponto positivo. Foi possível enxergar o deslumbramento de Elise ao adentrar no castelo, assim como sua paixão pelo trabalho que desempenhava. A construção da protagonista foi muito bem feita, mesmo não sendo da nobreza, ela conseguiu conquistar seu lugar entre eles.

A narrativa em primeira pessoa funcionou bem, pois no início Elise começa a contar uma história para sua bisneta e isso fez uma alusão a todas as crianças que ouviram os contos de fadas durante a infância. Bem detalhista, a narradora conseguiu apresentar uma nova visão do que aconteceu de forma extremamente prazerosa.

Engana-se quem pensa que este será mais um livro contendo poções, encantamentos e uma roca que coloca a princesa para dormir. Ao contrário disso, a trama é construída nos pequenos detalhes e Rosa, a Bela do título, não passa sua vida dormindo. Acompanhamos o crescimento da menina, juntamente com o amadurecimento de Elise, e isso foi um grande diferencial.

Outro ponto muito positivo foram as dúvidas que Elise enfrenta durante a leitura. A linha tênue entre certo e errado, em saber decidir o melhor caminho, mesmo que para isso algumas verdades tenham que ser ocultas. Além disso, a autora vai criando pequenas pontas soltas que vão se entrelaçando durante o andamento da leitura, o que me fez não conseguir desgrudar do livro.

Eu não esperava uma grande história de amor quando iniciei a leitura, porém encontrei isso em muitos pontos do livro. Não digo o amor de um casal, mas aquele fraterno, que traz o sentimento de querer cuidar do outro. O livro é uma ode a isso e mostra como é o bem mais importante que existe, independente de quão rica for a pessoa.

Enquanto Bela Dormia é um clássico recontado e mais uma releitura que ganhou meu coração. Se você, assim como eu, adora reviver os contos de fadas e descobrir um novo ponto de vista, este livro é a pedida certa.

Sorteio

Para participar é bem simples.

  • Faça um comentário (coerente) nessa resenha;
  • Deixe seu e-mail de contato.
Informações adicionais:

É necessário possuir endereço de entrega no Brasil.
A promoção inicia em 16/02/2016 e tem fim às 0h de 16/03/2016.
O prêmio será enviado pela editora em até 30 dias úteis.
Perfis falsos, exclusivos de promoção ou criados apenas para participar desta promoção serão desclassificados!
Para maiores esclarecimentos, leia os termos de promoção do blog aqui.

Boa sorte a todos! ♥