10 de março de 2016

[Resenha] O Leão Ferido - Mia Sheridan

Autor(a): Mia Sheridan
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414899
Páginas: 240
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/4

Sinopse: Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. No futuro difícil que parecia guardado para ele, a única certeza de seu coração era que nada jamais o afastaria daquela garota.
Mas, na adolescência, ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Durante oito anos eles ficaram afastados contra a vontade e, nesse tempo, Leo precisou superar muitos obstáculos – sobretudo os problemas criados pela mãe adotiva – para se tornar o homem que merecesse Evie e pudesse finalmente buscá-la.
O reencontro, porém, não foi fácil e Leo teve que se esforçar para se reaproximar de Evie, reconquistar seu amor e, com sua ajuda, deixar para trás toda a tristeza de uma infância de abandono.
Em O Coração do Leão, Evie narrou seu lado desse romance. Agora, em O Leão Ferido, é a vez de Leo contar tudo o que lhe aconteceu e revelar o desfecho dessa história de amor.

Já conhecia a base da história de Evie e Leo/Jake por conta de O coração do Leão. Neste livro, o ponto de vista se inverte e enxergamos a narrativa pelos olhos de Jake. Por ter ficado apaixonada pelo romance dos dois, eu fiquei super curiosa para ver o que ele pensava dela.

O livro também traz memórias passadas de Jake, de seu sofrimento, intercalando com o presente, com ele (re)conhecendo Evie. Eu achei bem bonito como ele deu espaço para ela se adaptar a ele, ir conhecendo-o devagar e como ele a admirava pelo seu esforço. Porém, algumas atitudes dele me incomodaram. Ele tem um quê de possessividade por Evie, a toda hora com pensamentos de que ela é dele, coisas do tipo. A narrativa no ponto de vista dela não deixa isso claro, porém a dele mostra como ele a coloca num pedestal e isso é um pouco fora do normal.

Apesar dele ter mentido para ela sobre sua verdadeira identidade, eu consegui compreender porque o fez. Todo o seu passado turbulento, sua memórias dolorosas e o medo da rejeição contribuíram para isso. Por mais que ele confiasse e a amasse, ainda existe aquele receio de não fazer mais parte da vida da pessoa. Isso é um dos pontos altos na construção do personagem, pois o torna mais humano.

Por já conhecer a trama, eu já tinha uma ideia do que viria depois. Porém a autora inseriu pequenos detalhes que fizeram muita diferença e eu me apaixonei novamente pelos personagens. Enxergar Evie pelos olhos de Leo só fez com que a admiração que eu tinha dela aumentasse. Além de poder conhecer mais dos pensamentos dele.

Eu sempre amo narrativas que alternam pontos de vista ou quando um livro reconta a história pelo outro lado. Afinal, nada é unilateral e a forma como a autora mostrou os pensamentos, medos e ambições de ambos foi muito boa. O epílogo presente no livro é uma das melhores partes. Me trouxe lágrimas de alegria vendo aquilo tudo acontecer com quem tanto merecia.

O Leão Ferido não roubou o posto de favorito de O Coração de Leão, mesmo sendo um livro maravilhoso. Para quem ficar curioso, recomendo que leia o primeiro antes desse, pois existem algumas partes que ficam mais claras desta forma. A diagramação da editora ficou ótima e não encontrei erros de revisão, o que é um ótimo ponto. Leitura mais que recomendada.