23 de março de 2016

[Resenha] Volta Para Mim - Mila Gray

Autor(a): Mila Gray
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414875
Páginas: 272
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Kit Ryan está de volta à sua amada Califórnia, de folga do serviço militar. Conquistador inveterado, ele só quer aproveitar as quatro semanas livres antes de retornar ao trabalho, mas se vê atraído pela irmã de Riley, seu melhor amigo. Há tempos Jessa Kingsley chama sua atenção, porém a família superprotetora dela sempre foi um obstáculo.
Desta vez, contudo, Kit desiste de lutar contra os próprios sentimentos e logo Jessa se rende ao seu charme. O que começa apenas como um romance de verão rapidamente se torna um relacionamento apaixonado.
Quando chega a hora de Kit voltar ao serviço com Riley, nem ele nem Jessa estão prontos para se despedir. Ela enfim está seguindo os seus sonhos e ele descobriu alguém por quem sacrificaria tudo. Jessa promete esperá-lo e Kit garante que voltará para ela. Não importa o que aconteça.
Mas então uma visita inesperada traz uma notícia trágica: uma das pessoas que ela mais ama morreu em serviço. Quem terá sido? Seu irmão ou seu namorado?

Quando comecei a leitura já sabia que iria me acabar de chorar. Não deu em outra. Construído de forma sutil e intercalando os pontos de vista de Kit e Jessa, Volta Para Mim apresenta o amor na sua forma mais pura.

A narrativa não se concentra somente na pergunta inicial, até porque demora bastante para o leitor descobrir quem morreu. Existe mais do que drama no enredo, pois Jessa está vivendo seu primeiro amor e não poderia ser mais maravilhoso. Além disso, os capítulos divididos ajudam bastante a construir uma história que não seja unilateral.

Eu gostei muito da forma como foram apresentados os personagens, porém senti falta de uma participação maior dos secundários. Boa parte deles estavam lá apenas para preencher linhas, meio que deixando todo o foco no casal protagonista. Um exemplo de personagem que poderia ter sido melhor trabalhado é a mãe de Jessa, poucas cenas com ela foram expressivas e isso só mais para o final do livro. Didi, a melhor amiga de Jessa, também poderia ter tido mais destaque. Seu bom humor deu um tom de leveza na trama, o que poderia ter sido incluída mais vezes.

Eu não consegui largar o livro desde o início. Gostei muito da escrita da autora e todas as cenas são muito bem intercaladas, o que fez com que a leitura fluísse muito bem. Mila conseguiu transmitir os sentimentos dos personagens de uma forma intensa e às vezes eu queria me transportar para as páginas apenas para presenciar o desenrolar mais de perto.

O que mais me chamou atenção na história é que não se trata apenas de amor, mas de perdão e redenção. E isso não só para os protagonistas, nessa parte até o secundários tem sua importância no caminho de se perdoar, pois isso é importante.

Mais ou menos da metade para o final do livro existe uma grande mudança e todos os personagens amadurecem muito. Eu gostei de como isso não soou forçado nem irreal, afinal perder alguém importante muda demais uma pessoa. A narrativa adquiriu um tom um tanto mais sério, mas sem perder os toques de nostalgia.

Muitos podem achar o desfecho como algo batido, mas eu acredito que soou de forma bem realista. É necessário se perdoar e se redimir antes de conseguir seguir em frente. E isso foi o que aconteceu com todos. Volta Para Mim é bem mais do que uma simples história de amor adolescente. Eu me apaixonei desde o início e considero este um livro muito especial. Leitura mais do que recomendada.