5 de abril de 2016

[Resenha] A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins

Autor(a): Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
ISBN: 9788566605945
Páginas: 290
Ano: 2015
Skoob
Avaliação: 3/5

Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

O livro começa mostrando Mariana durante a última prova do vestido de casamento, porém profundamente infeliz. Logo de cara deu para perceber que a última coisa que ela queria era se casar, o que me levou a pensar nos motivos que ela tinha para seguir em frente com isso. Por sorte (ou azar), o casamento é cancelado, levando a protagonista à depressão.

O pontapé inicial do livro pode até parecer batido, mas o desenvolvimento que a autora dá em toda a trama torna a história muito interessante. A busca de Mariana por uma cura para suas feridas faz com que ela amadureça muito e perceba que existem muitos motivos para seguir em frente, por mais tristes que estejamos.

Eu gostei muito de como a personagem muda durante o enredo, passando de uma garota extremamente fresca, fútil e materialista, para alguém que consegue enxergar por dentro das pessoas. Isso tudo não seria possível sem os personagens secundários, que são muito importantes. Senti falta de uma maior participação do irmão de Mariana, mas gostei muito da interação dela com Cláudia. Esta foi outra que mudou muito (e para melhor) durante a narrativa.

Um dos pontos mais positivos do livro é o local onde a história se passa. Várias vezes já li livros nacionais onde a personagem está triste e resolve viajar, porém para fora do país. Valéria mostrou que existem lugares mágicos e incríveis bem aqui no nosso país e isso me encantou. A autora passa muitos detalhes da cultura local e a narrativa em terceira pessoa fez com que eu me sentisse nos passeios turísticos da Chapada.

Uma das coisas que me incomodou durante a leitura foram os capítulos. Constituído por apenas cinco, senti que em algumas partes a trama ficou arrastada e em outra muito corrida (como no final). Os detalhes foram importantes ao descrever a viagem, porém outros se tornaram cansativos, como a descrição de roupa, maquiagem, etc.

A escrita é bem fluida e, mesmo nos capítulos longos, coesa. Tanto que li o livro em menos de um dia, não conseguindo largar. A mensagem que ele traz é muito bonita, mostrando que devemos nos desapegar das coisas materiais e nos concentrarmos em nós mesmos. Muitas vezes a vida passa e nossas realizações e sonhos ficam para trás, pois não nos permitimos arriscar.

Eu gostei muito do livro, foi uma leitura que veio no momento certo da minha vida. Indico para todos que estão em busca de um propósito maior ou que tenham esquecido de si mesmos. E agradeço a autora pela oportunidade que tive ao lê-lo.

O livro está a venda em eBook na Amazon: http://www.amazon.com.br/dp/B018H26EV6