26 de abril de 2016

[Resenha] Namorado de Aluguel - Kasie West

Autor(a): Kasie West
Editora: Verus
ISBN: 9788576864356
Páginas: 250
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley.
O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. 

Assim que li a sinopse eu já associei este livro à mil filmes adolescentes que eu já havia assistido. Aqueles com o enredo clichezão, beeeeeeeeem previsíveis, mas que se tornam um vício impossível de largar, sabe? E não me enganei em nenhum momento.

O enredo é aquele batido que todo mundo já está acostumado: garota popular, rainha-abelha, tem tudo e todos aos seus pés, até que na noite do baile de formatura leva um pé na bunda. Mas se engana quem pensa que Gia é a Regina George da história. De início a personagem pode até parecer superficial, mas ela tem o coração bom, como é revelado ao longo da trama.

Eu me apaixonei de cara pela narrativa, a escrita da autora é super fluida e levinha, o que fez ser impossível eu largar do livro. O falso Bradley (não vou revelar o nome, pois é uma das partes mais divertidas) é o típico mocinho dos filmes adolescentes, você pode imaginá-lo como quem preferir (eu optei pelo Zac Efron) que ele se encaixa. Ele é atencioso e é inegável a química entre ele e Gia.

Durante toda a leitura eu não esperei grandes revelações ou algo bombástico, simplesmente por saber que não era sobre isso que o livro se trataria. Existe um amadurecimento na personagem principal, aquele baque que mostra a realidade para ela e impulsiona uma mudança. E isso é algo típico de toda a adolescência. Todos os personagens foram muito bem construídos e eu gostei de como todos eles tiveram uma função, inclusive os secundários.

Namorado de Aluguel tem todos os elementos básicos de uma comédia romântica adolescente e acredito que isso influenciou bastante na minha opinião. Eu adoro essas temáticas, motivo pelos quais amo filmes teen, e nesse quesito o livro não decepcionou.

Não recomendo que você vá com muita sede ao pote, a história é básica e não foge do lugar comum. Muitos podem dizer que esse livro é só mais um entre mil iguais (e por mais que eu não goste, concordo em partes). Os personagens podem ser encontrados em outros livros, assim como o enredo, mas ele é a pedida perfeita para uma tarde em que você só quer uma leitura leve.

A história é extremamente fofa, com alguns momentos de descompassar o coração e tirar o fôlego, e eu achei incrível justamente por isso. Se o gênero não te agrada, não recomendo. Mas a quem, assim como eu, ainda tem uma pedaço adolescente que se derrete por clichês, se joga, que não vai rolar decepção.