4 de julho de 2016

[Resenha] Confusões de Um Garoto - Patrícia Barboza

Autor(a): Patrícia Barboza
Editora: Verus
ISBN: 9788576865094
Páginas: 168
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Conheça Zeca nesta divertida história sobre as confusões de um adolescente.
Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas!
Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca...
Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele?
E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela?
Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.

Conheci a escrita da Patrícia por meio das MAIS e logo de cara me encantei com o jeito que ela narra suas histórias. E não foi diferente com este livro.

Narrado em primeira pessoa por Zeca a trama traz tudo o que uma história teen precisa: drama, romance, confusões (muitas) e reflexões. É impossível não se recordar dos tempos de adolescência quando se lê os enredos da Patrícia. Eu praticamente devorei o livro assim que ele chegou na minha casa. E não consegui largar até chegar ao último ponto final.

A facilidade com que a autora conta a história fez com que a leitura fluísse muito rápido e de uma forma delicinha, que você quer ao mesmo tempo ler tudo de uma vez e não quer terminar. Paradoxal, não é? Mas foi assim que me senti.

Por ser voltado ao público mais jovem, a carga emocional do livro não é enoooorme, mas não pense que por conta disso ele é ruim. Muito pelo contrário, acredito que ele é ideal para quem está passando pela fase da adolescência e vive cheio de caraminholas na cabeça.


Mais uma vez que um livro da autora me pegou de jeito. E é incrível ver a mudança e amadurecimento na escrita dela desde o primeiro contato que tive. Eu particularmente considero muito difícil escrever sob o ponto de vista de outra pessoa, ainda mais de outro gênero, então a Patrícia merece não só Palmas como o Tocantins inteiro.

Confusões de Um Garoto é um livro para todas as idades e gêneros, de leitura rápida e gostosa para uma tarde. Eu gostei muito dos detalhes do livro, como as ilustrações nos capítulos e a forma como foram colocadas as mensagens trocadas. Muito amor por essa história que recomendo demais. ♥