11 de julho de 2016

[Resenha] Os Bons Segredos - Sarah Dessen

Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Páginas: 408
Ano: 2015
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 

Começo essa resenha agradecendo imensamente ao Marcos Tavares, do Capa & Título, por ter me indicado para receber a cortesia. Nunca tinha lido nada da autora, mas sempre ouvi comentários muito positivos, principalmente sobre Os Bons Segredos, então minha ansiedade estava a mil com este livro. E não me decepcionei em nenhum momento. Demorei um bocado para engrenar na leitura, porque de início achei que foram muitas informações desconexas. Somente quando consegui juntar as peças iniciais que a leitura fluiu.

Sydney sempre se achou invisível, afinal vivia à sombra do irmão mais velho, mais incrível, mais bonito, mais charmoso, etc. Acho que vocês pegaram a ideia, né? E ela continuaria nesse lugar comum, não fosse Peyton (o irmão mais velho) ter começado a abusar das drogas, bebidas e ter causado um acidente, que deixou um jovem paraplégico.

O livro gira em torno da família tentando se ajustar a nova realidade, assim como em Sydney procurando por uma mudança. Saiu do seu antigo colégio e foi para uma escola pública. Muitos julgaram que foi uma mudança brusca, mas é compreensível essa necessidade dela em fugir do que já era conhecido. Um dos melhores pontos trabalhados pela autora é a sensação de culpa que Sydney carrega, como se os problemas causados por Peyton fossem motivados por ela. Existe também a raiva, e toda a carga emocional que um adolescente enfrenta e eu acredito que Dessen conseguiu explorar muito bem esse cenário.

Eu havia ficado um pouco confusa sobre a escolha do título, mas ao fim da leitura pude compreender o quão bem ele se encaixa na história. É fato que todos tem segredos. Na narrativa, depois de algumas reflexões, a protagonista os divide entre maus e bons. Existem aqueles que te envergonham, que você nunca, jamais, quer que sejam expostos. Esses seriam os "maus". Por outro lado, existem aqueles que você quer guardar para si, para que não sejam "estragados" pela realidade, porque enquanto estiverem escondidos, ninguém poderá deturpar.

Eu também gostei muito de como foram explorados os personagens secundários. Impossível não se encantar pela personalidade forte de Layla e não querer se incluir no novo grupo de amigos. Cada personagem foi muito bem construído e se apresentou de forma muito crível. Todos os meus sinais vermelhos apitavam quando Ames aparecia.

Os Bons Segredos entrou para a minha lista de YA's favoritos. Foi muito bom ver o crescimento de Sydney durante a leitura e suas descobertas. Entendi o real motivo da autora ser tão aclamada pela crítica e é super merecido.