18 de agosto de 2016

[Resenha] Garota Online Em Turnê - Zoe Sugg

Autor(a): Zoe Sugg
Editora: Verus
ISBN: 9788576864165
Páginas: 294
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Penny está de malas prontas!
Quando Noah a convida para acompanhá-lo em sua turnê pela Europa, ela mal pode esperar para passar semanas na companhia de seu fantástico namorado roqueiro. Mas, entre a agenda cheia de Noah, seus companheiros de banda não tão amigáveis e mensagens ameaçadoras de fãs invejosas, Penny começa a se perguntar se foi feita para a vida em turnê. Ela sente muita falta da família, de seu melhor amigo, Elliot... E de seu blog, o “Garota Online”. Será que Penny vai aprender a equilibrar vida, amor, amizade, planos para o futuro — tudo isso com os pés na estrada —, ou vai pôr tudo a perder nas férias de verão mais emocionantes e imprevisíveis da sua vida?

Quando terminei de ler Garota Online fiquei um tanto pesarosa achando que a história tinha acabado por ali. Apesar disso, não saí caçando uma continuação e fiquei surpresa quando vi o lançamento.

A leitura fluiu muito fácil, e a narrativa continua da mesma forma, bem leve. Depois dos acontecimentos do primeiro livro, Penny ainda se encontra fragilizada e eu gostei muito da forma como isso foi trabalhado na história. Gostei também de ver o amadurecimento da personagem durante a trama, algo que eu senti falta no livro anterior.

O relacionamento dela com Noah sofre alguns baques, principalmente por conta da turnê, porém gostei do rumo que as coisas tomaram. No início da história, Penny era muito apegada a Noah, do tipo de não saber respirar longe dele. E conforme o enredo avançou, eu fui notando que ela deixou esse apego de lado e isso contribuiu muito para o seu crescimento.

O livro traz um pouquinho mais de drama em relação ao anterior, principalmente quando a protagonista começa a receber umas mensagens estranhas de um stalker maluco. Dessa parte eu já não gostei tanto, achei um pouco forçada a maneira como foi introduzida a situação.

Um dos melhores pontos da trama foi o choque de realidade que Penny leva. Ela percebe que depende apenas dela mudar certas coisas, que não adianta ficar parada esperando alguém agir. Existe uma dose de girl power que foi extremamente boa.

Não posso deixar de comentar sobre a presença de Leah Brown, que é citada no primeiro livro, mas se mostrou uma excelente personagem. A autora não tentou, nem por um momento, criar uma rivalidade entre as duas e isso foi ótimo. Pelo contrário, Leah dá uma injeção de auto-estima em Penny que era super necessária.

Elliot, por outro lado, ficou um pouco em segundo plano nesse livro. Ele engrena um relacionamento com Alex, que não é assumido e isso é um dos poucos conflitos que não envolvem a protagonista. Existe uma cena mais para o final do livro que foi maravilhosa, bem no estilo final de filme sessão da tarde, mas ainda assim, linda.

O livro termina com uma ponta solta, que será trabalhada no próximo livro da série, e foi algo que me deixou um pouco triste. Garota Online Em Turnê não é um livro que todos irão cair de amores, mas foi exatamente o que eu precisava: leve, fofo e divertido. Se você, assim como eu, gostou do primeiro, é certo que vai gostar mais ainda do segundo.