17 de agosto de 2016

[Resenha] Garota Online - Zoe Sugg

Autor(a): Zoe Sugg
Editora: Verus
ISBN: 9788576864158
Páginas: 305
Ano: 2015
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.

Confesso que fiquei com um pé atrás com o livro quando soube que Zoe contratou um ghost-writer para ajudá-la. Mas depois pensei e cheguei à conclusão de isso não faria diferença contando que a história fosse bem escrita. E não deu outra, com a dose certa de humor e romance, Garota Online foi uma grata surpresa.

Sabe todos os clichês de um livro para adolescentes? Eles estão presentes no enredo, porém de forma muito bem desenvolvida. Penny é aquela adolescente desajeitada, que se acha feia e é super tímida. O único lugar onde ela se sente confortável para ser ela mesma é por meio da vida online no seu blog. Depois de um acidente ela começa a ter ataques de pânico e quando sua mãe recebe uma proposta de decorar um casamento em NY, é decidido que a família, mais o melhor amigo de Penny, irá para lá.

Todos os personagens foram muito bem desenvolvidos, mas preciso dar um destaque para Elliot. Ele é aquele amigo para todas as horas, um verdadeiro apoio para Penny. A amizade deles é realmente especial, e embora não tenha sido mostrado muito das suas andanças pela cidade, eu fiquei encantada por eles.

Já Noah possui todas as características do bom mocinho das histórias. Carismático, bonito, roqueiro, basicamente "tudo o que uma menina do ensino médio quer". Eu confesso que de início não gostei do personagem, mas ele foi me encantando aos poucos e eu passei a shippar o casal mesmo. O relacionamento dos dois foi bem construído, de forma leve e divertida.

Aliás, todo o livro é dessa forma. Apesar dos dramas envolvendo Penny, e de outros conflitos presentes na narrativa, o clima não fica pesadão e isso foi um ponto muito positivo da história. Não espera grandes acontecimentos e reviravoltas, mas se você curte um romance com uma pequena dose de drama, Garota Online é a pedida certa.