20 de setembro de 2016

[Resenha] Quando Anjos Merecem Morrer - Nicole Abrahão

Autor(a): Nicole Abrahão
ASIN: B01GU37YIQ
Páginas: 251
Ano: 2016
Avaliação: 4/5

Sinopse: A amizade escolhe os lugares mais estranhos para surgir. Jessica, Tiffany e Julia se vêm isoladas socialmente pelo que escolheram e o que não escolheram. Tudo o que Tiffany quer em seus dias contados é um amigo, Jessica já resignou-se em aceitar a ausência destes em sua frágil tentativa de se mostrar independente, e no escuro de janelas fechadas e pesadas cortinas da casa em frente, Julia tenta finalmente achar um lar na sexta casa que ocupa em três anos. Julia não quer mais amigos. A fugidia amizade surge entre três pessoas que relutam em reconhecer o quão semelhantes são entre si.

Eu demorei a começar a ler este livro porque fiquei com medo da carga emocional que ele me traria. Mas respirei fundo, fui e não me arrependo em nenhum momento.

A história gira em torno de três personagens, Jessica, Tiffany e Julia, e em toda bagagem que elas trazem. Eu gostei muito de como a autora construiu a imagem delas, porque soaram bem críveis. Sem contar que deu pra sentir a dor de cada uma delas, conforme eu avançava no livro.

A ambientação do livro deixou um pouco a desejar, pois não consegui identificar onde a história se passava. Deduzi por conta do nome das personagens e de algumas palavras utilizadas que se passava fora do Brasil. Isso atrapalhou um pouco na leitura.

Um ponto que me incomodou na narrativa foi o uso do presente, mas de um jeito muito formal. Senti que certas passagens necessitassem de uma linguagem mais coloquial, porém isso não foi um problema muito grande.

Nicole trabalhou muito bem entre os conceitos de certo e errado, ou do que achamos que é correto. Além disso, ela usou muito bem a argumentação na questão da AIDS e de todos os preconceitos que a classe LGBT sofre.

A trama mescla bem as nuances entre as partes felizes e tristes de se conviver com alguém soropositivo, assim como as dificuldades que isso causa. A autora ainda introduziu trechos de músicas que complementaram muito bem as cenas.

Foi sofrido acompanhar a história das três e os desfechos. Mas junto com isso veio a lição de nunca parar de viver, de mesmo quando sentirmos vontade de desistir, juntar forçar e seguir em frente.

Eu fiquei muito feliz quando a autora entrou em contato comigo. E gostei muito do seu livro. O ebook está disponível na Amazon e eu recomendo muito.

O livro pode ser adquirido na Amazon. Para comprar, clique aqui.